Ônibus na Barra da Tijuca circulam sem conservação e manutenção

Não é de hoje que o passageiro reclama e com razão da má conservação dos ônibus na Cidade do Rio de Janeiro. Isso fica mais visível na Zona Oeste, principalmente nos bairros de Campo Grande, Bangu, Santa Cruz e Guaratiba, entretanto na Barra da Tijuca o problema é o mesmo e pode ser encontrado na linha 309 Terminal Alvorada x Central via Praia da Barra da Tijuca, da empresa Real Auto Ônibus.


Mesmo com uma quantidade de carros considerável, sem deixar faltar ônibus no ponto final no Terminal Alvorada e também no Terminal da Central do Brasil, os problemas na 309 são constantes em relação a conservação e manutenção dos veículos que prestam serviço nessa linha. Listando os problemas, só na linha 309, podemos encontrar:

- Bancos soltos

- Janelas empoeiradas

- Baratas circulando dentro do ônibus

- Estofados dos bancos soltos

- Bancos rasgados

- Ferrugem

- Inoperância da rampa de cadeirante

- Não funcionamento da cigarra

- Falta do ar-condicionado em alguns veículos

Como dito acima, o fluxo de ônibus na linha não é ruim. O que é ruim é a manutenção e conservação dos veículos. No dia de hoje (23 de novembro), um integrante da nossa equipe utilizou a linha 309 e verificou todos esses problemas em 1 só ônibus. Abaixo, nas imagens, podemos ver que alguns bancos se encontram com o estofamento rasgado e um dos bancos amarelos, destinado ao deficiente, idoso e obeso, estava quebrado, colocando em risco o passageiro que se sentasse. Além disso, o coletivo se encontrava bastante sujo e enferrujado, comprovando todas as reclamações dos passageiros


IMAGENS DO CARRO A41277 NA LINHA 309 ALVORADA X CENTRAL DO BRASIL NO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2020





Se não bastasse todos esses problemas em um só ônibus, foi encontrado ao longo da viagem entre a Barra da Tijuca e o Centro do Rio de Janeiro 2 outros ônibus da empresa Real Auto Ônibus, certamente na linha 309, enguiçados. Ambos já com bastante tempo de uso e visivelmente sem conservação

Esses problemas podem ser vistos também em outras linhas. Linhas essas como: 112 Alto Gávea x Rodoviária,  315 Recreio x Central via Linha Amarela, 538 Rocinha x Leme e 584 Cosme Velho x Leblon. Vale lembrar que, desde que os Consórcios foram criados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a Real Auto Ônibus é a líder de um desses consórcios. O Consórcio Intersul, fazendo parte assim do trio de empresas problemáticas que estão presentes como lideranças de consórcios feitos pela Prefeitura.  São elas: Expresso Pégaso, líder do Cons. Santa Cruz e a Viação Nossa Senhora de Lourdes, líder do Cons. Internorte.

Todos esses problemas citados são visíveis para os passageiros no dia a dia, porém pouco vistos pela Secretaria Municipal de Transportes. E a pergunta é: Até quando o passageiro vai ser obrigado a pagar uma passagem cara para andar em ônibus sem conservação e manutenção? É o que todos querem saber.


MATÉRIA / IMAGENS - TRANSPORTES DA ZONA OESTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processo de reestruturação operacional e identidade visual da Auto Viação Palmares

O luxo das linhas executivas no Rio de Janeiro

Expresso Recreio e seu diferenciado serviço prestado aos passageiros