A maior crise da história do BRT Rio




Em uma nota divulgada pelo BRT Rio no dia de hoje (6 de novembro), eles afirmam que existe um grande prejuízo de R$ 155 milhões desde o início da pandemia até os dias atuais. A queda de 75% no número de passageiros com a pandemia e a falta de auxílio da Prefeitura do Rio de Janeiro contribuíram bastante para que esse prejuízo se agravasse. Com isso, o BRT Rio teve que demitir 700 funcionários e está enfrentando, de acordo com eles, a maior crise de sua história, tendo dificuldades até para comprar combustível. Sem contar que já existem preocupações com o pagamento do 13º de seus funcionários.

Nessa nota citam também as péssimas condições das pistas, citando principalmente o corredor Transoeste, que acarretam em constantes quebras de articulados. De acordo com o BRT Rio, 1/3 da frota atual está quebrada e isso vem afetando 15% das viagens, causando superlotação e grandes intervalos nas linhas. Afirmam também que o não aumento da passagem, atualmente de R$ 4,05, piora ainda mais a capacidade financeira do BRT. O que, de acordo com eles, vem impedindo até mesmo a renovação da frota, o que não ocorre desde 2016. 

Sem contar que o BRT Rio não tem apoio da Prefeitura por parte da Secretaria Municipal de Transportes. Secretaria essa que desde março já aplicou mais de 4 mil multas sem apresentar qualquer proposta de ajuda ou solução para a atual realidade. Vale lembrar que o apoio da Prefeitura também não ocorre por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Conservação, na manutenção das pistas citadas acima.

Infelizmente esses problemas financeiros não ocorrem apenas no BRT Rio. Várias empresas de ônibus no município carioca estão apresentando problemas financeiros antes mesmo da pandemia, agravados com pela mesma, que influenciam de maneira gritante no seu operacional, fazendo assim com que as mesmas não consigam renovar a sua frota, e venham a atrasar salários. E, em ocasiões mais graves, a fechar a encerrar as atividades. 

Não sabemos o que está por vir no transporte público do município do Rio de Janeiro. Entretanto sabemos que é importantíssimo a presença da Prefeitura, através da SMTR, não apenas nas fiscalizações e multas, porém também no auxílio e apoio as prestadoras de serviço pois se mais alguma empresa falir, principalmente na Zona Oeste, certamente o colapso será ainda maior.

Informações: BRT Rio
Texto: Transportes da Zona Oeste

Comentários

  1. Concordo plenamente, mais acho uma covardia tão pela prefeitura como os responsáveis pelo Brt, a linha 35 Madureira está um caos depois que está fazendo o jardim oceânico,um caos total de super lotação

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