Empresa de ônibus da Zona Oeste do RJ circula com ônibus em péssimo estado de conservação



Mais um exemplo do péssimo serviço prestado pelas empresas Expresso Pégaso e Auto Viação Palmares na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Elas atuam nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz, Inhoaiba, entre outros e tem linhas até de integração com o Metrô. Elas circulam diariamente com ônibus sem manutenção e condição de estarem nas ruas. Ônibus sem freio, com pneus carecas, bancos soltos, com buracos no chão do coletivo, para-brisa colado com fita isolante, entre outros problemas. 

A Página Transportes da Zona Oeste vem recebendo diariamente denúncias de passageiros em relação a essas empresas. E hoje recebemos reclamação de passageiro da linha 804 Largo do Aarão x Santa Cruz onde também hoje um ônibus da Viação Palmares, com prefixo D17188, que estava sem freio, bateu na traseira de um carro de passeio na Rua Felipe Cardoso no bairro de Santa Cruz. De acordo com as informações recebidas pela nossa página através de um passageiro que presenciou tudo, o inspetor da empresa culpou o motorista do ônibus pelo acidente e ele ainda corre risco de ser mandado embora da empresa por algo que não tem nenhuma culpa. É fácil encontrar veículos das duas empresas  circulando sem manutenção e colocando em risco a vida dos passageiros e dos motoristas. 

Um outro ônibus, da mesma linha 804, de acordo com uma denúncia que recebemos recentemente, está a mais de 1 mês sem freio algum, sem contar que o eixo do mesmo está corrido, fazendo assim com que o motorista tenha dificuldade para dirigir e colocando em risco a sua vida e a vida dos passageiros Outros ônibus de outras linhas dessas empresas também estão da mesma forma. D17171, 17154 e 17067, os três com problema no freio e a empresa deu o famoso "Jeitinho" no ponto final em Campo Grande para seguir viagem. Entretanto, um dos veículos felizmente foi para a garagem e o motorista retornou com um carro um pouco melhor. Entretanto, o mesmo D17188, o mesmo D17171, D17195 o mesmo D17067 e D17119, todos eles, de acordo com informações, não ligam na chave geral do veículo. O motorista tem que fazer a famosa chupeta para conseguir ligar o ônibus. 

PRESSÃO DENTRO DA EMPRESA E ATRASO NO SALÁRIO




Dentro da empresas Pégaso e  Viação Palmares, os motoristas são pressionados a pegar esses ônibus. Não há manutenção ou revisão antes deles irem para as ruas. E, caso o motorista se recuse a pegar um ônibus que esteja, no mínimo com o eixo corrido, a empresa dá a ele de 7 a 10 dias de gancho. Ele fica em casa sem poder trabalhar. Se não bastasse toda essa pressão por parte dos inspetores e do gerente da empresa, os funcionários não recebem pagamento em dia. Relato de funcionários que estão sem receber a praticamente 7 meses e não tem uma previsão concreta de pagamento.

As pressões ocorrem também nas ruas já que, por ordem do gerente, os coletivos não podem voltar para a garagem com combustível. O motorista é obrigado a fazer as viagens até que o ônibus fique totalmente seco, sem nenhuma gota de combustível. Não importa o horário ou a linha que ele faça, se ela é longa ou curta, o gerente da empresa não aceita que o ônibus retorne para a garagem com combustível fazendo assim com que seja frequente ônibus dessas empresas enguiçando por falta de combustível no meio da via causando assim até transtorno no trânsito. 

Mesmo com a ordem da gerência de circular com o ônibus até ele ficar seco de combustível, quando ele enguiça o motorista tem que esperar por horas até o socorro chegar. Isso quando o ônibus não fica dias no mesmo lugar como ficou um da linha 898 no bairro de Sepetiba por quase 3 dias. 


LINHAS INOPERANTES NA ZONA OESTE

Auto Viação Palmares e Expresso Pégaso juntas tem o maior número de linhas inoperantes de todo o município do Rio de Janeiro. Lembrando que a Palmares foi criada com intenção de falir a Expresso Pégaso, porém sem sucesso. Linhas importantes das duas empresas como 398 Campo Grande x Tiradentes via Estr. da Posse, 366 Campo Grande x Tiradentes via Estr. do Mendanha, 850 Campo Grande x Mendanha, 885 Santa Cruz x BRT Mato Alto, 825 Jesuítas x Santa Cruz, entre várias outras que muitos passageiros dependem. Já as linhas que estão em circulação, boa parte delas, o passageiro fica naquela dúvida; Ou espera para ver se tem ônibus ou procura para ver se ele está quebrado. Isso mesmo, tem linha que circula 1 único ônibus e quando ele quebra não repõe com outro deixando todos a pé. 

A falta de fiscalização ajuda a empresa a não operar de maneira correta suas linhas e destratar os seus funcionários. São relatos e denúncias diárias em relação a Auto Viação Palmares. É inadmissível como ambas as empresas não sofrem intervenção da Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Transportes por tanta coisa ruim que eles fazem. A vida do passageiro é colocada em risco, o passageiro fica a pé, o funcionário é maltratado pelo dono e pelo gerente e ninguém faz nada. Até quando a Auto Viação Palmares vai continuar esses atos de maus-tratos a funcionários e passageiros? É o que todos querem saber.

MATÉRIA: TRANSPORTES DA ZONA OESTE

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