Quatro estações do BRT Rio vandalizadas e dois homens presos por furtos no fim de semana

 

Dois homens foram presos no final de semana por danificar estações do BRT Rio. Um dos vândalos foi preso enquanto furtava cabos de eletricidade na manhã de domingo, dia 9, na estação do BRT Aeroporto de Jacarepaguá. Já o segundo foi preso pelo mesmo crime na estação do BRT Centro Metropolitano, na última sexta feira. O flagrante, de acordo com o BRT Rio, foi feito pela equipe de monitoramento no Centro de Controle Operacional, o CCO através do sistema de câmeras, onde, após o flagrante, foi acionado os agentes do PROEIS, Programa Estadual de Integração de Segurança.


Desde março, 39 criminosos foram presos por roubo ou furto nas estações e terminais de acordo com o consórcio. No sábado, em mais um caso, a estação Pedro Correia ficou sem energia por horas já que os cabos elétricos da mesma foram furtados. E, se não bastasse tudo isso, a estação Pontal teve a bilheteria e as máquinas de autoatendimento depredadas..



"Desde fevereiro, o BRT Rio conta com o Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), com policiais militares que patrulham as estações e terminais. Esse apoio é fundamental, mas  precisamos que o poder público intensifique a atuação para conter essa onda crescente de vandalismo e furtos”, afirma o presidente executivo do BRT Rio, Luiz Martins.

Entretanto, de acordo com informações do próprio consórcio, desde o mês de abril de 2020, cerca de 100 estações foram alvo de vândalos e bandidos. Atualmente o BRT tem 33 estações fechadas devido a atos de depredação e furto de equipamentos. O BRT destaca que a segurança em terminais e estações é atribuição do poder público, conforme está estabelecido na legislação. Os operadores de estações do BRT apenas orientam os passageiros, ou seja, sem poder de polícia para proibir os atos. Infelizmente isso atrapalha ainda mais o serviço BRT no Rio de Janeiro. 


Matéria: Transportes da Zona Oeste

Imagens/Informações: BRT Rio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processo de reestruturação operacional e identidade visual da Auto Viação Palmares

O luxo das linhas executivas no Rio de Janeiro

Expresso Recreio e seu diferenciado serviço prestado aos passageiros