Transportes Barra - A representação do Grupo Redentor no Consórcio Santa Cruz





Fazendo parte do Grupo Redentor, a Transportes Barra iniciou seus serviços de maneira intensa no Consórcio Santa Cruz em 27 de novembro de 2009, quando a Secretaria municipal de Transportes determina que a empresa(até a presente data operando apenas a 754 Sulacap x Barra da Tijuca do lado contrario a Jacarepaguá em relação ao maciço) e a Viação Andorinha assumissem a Linha 756 Senador Camará x Barra da Tijuca, até então operada pela Viação Feital que em 2008 tinha iniciado o processo de falência.  Após a falências da Viação Andorinha no dia 03/03/2015, a Transportes Barra assume a já renomeada a linha para 803 Senador Camará x Taquara.


 Junto com a 803, a Transportes Barra assume as linhas:

731 Campo Grande x Marechal Hermes

737 Santíssimo x Marechal Hermes

745 Bangu x Cascadura

746 Senador Camará x Cascadura

784 Vila Kennedy x Marechal Hermes

790 Campo Grande x Cascadura

926 Senador Camará x Penha.

E em 12 de maio de 2016 a Transportes Barra compra as linhas da então falida Auto Viação Bangu, adentrando ainda mais na área de atuação já nomeada como Consórcio Santa Cruz. Com isso a Transportes Barra passa "operar" as seguintes linhas:



367 Realengo x Candelária

379 Catiri x Tiradentes

383 Realengo x Praça da República

389 Vila Aliança x Candelária

391 Padre Miguel x Praça Tiradentes

394 Vila Kennedy x Tiradentes

395 Coqueiros x Tiradentes

739 Sulacap x Bangu

741 Barata x Bangu

742 Padre Miguel x Cascadura

743 Barata x Bangu

744 Realengo x Cascadura

755 Realengo x Coelho Neto

777 Padre Miguel x Madureira

794 Bangu x Cascadura

801 Bangu x Taquara

933 Catiri x Fundão

936 Campo Grande x Fundão .


Como podemos ver, a empresa adentrou de vez na região que antes só tinha 1 linha, hoje tem exatamente 31 linhas no Consórcio Santa Cruz onde 6 linhas (367, 391, 739, 742, 744 e 933) não são operadas, 2 linhas (389 e 395) são T.U (Turno Único) com 3 horários pela manhã e 3 horários que se estendem pelo final de tarde/início de noite. Tem o curioso caso das linhas que vão e não voltam são como a: ''SP383 Padre Miguel x Tiradentes'' saindo do ponto final da linha 777 com 3 horários pela manhã sentido centro, e nenhum horário voltando, bem como a 755 Realengo x Coelho Neto com apenas 1 horário sentido Coelho Neto pela manhã e nenhum horário de retorno, o detalhe é que diferente da ''SP383'' a 755 é uma linha que existe no sistema da prefeitura e não uma linha "especial" como a ''SP383''.

 Agora vamos as linhas que estão em operação, após retirar as inoperantes/T.U/especial, restam 21 linhas sendo essas seis que tem tem uma operação péssima fazendo com que os usuários não tenham nenhuma confiança  nas linhas (379, 741, 743, 752, 777 e 784), já outras dez são operadas de forma regular com carros não climatizados, intervalos ressoáveis e sem bacural (394, 731, 737, 745, 790, 794, 801, 811, 812, 936) e por final as galinhas de ovos de ouro, as linhas que tem um operacional de qualidade, carros novos  intervalo as vezes abaixo dos 5 minutos são as 4 melhores linhas da empresa (383, 746, 803, 926).

Após toda essa história deu para entender o por que das aspas utilizadas acima. A Transportes Barra, por livre e espontânea vontade comprou as linhas da Auto Viação Bangu, Diferente das linhas da Viação Andorinha e Feital que a Secretaria Municipal de Transportes determinou que a mesma fizesse operação em conjunto ou assumisse a linha sozinha. Então se em 2016 a empresa comprou as linhas da Auto Viação Bangu, por qual motivo não as opera de maneira digna? Por que não assumi que não tem condição de opera-las e não devolve as linhas inoperantes para a prefeitura repassar as mesmas para outra empresa que tenha capacidade e interesse em reativa-las. Ou vender as linhas para empresas que podem fazer um serviço melhor nas linhas? Será que é por medo de concorrência, da rivalidade, de ver uma outra empresa crescer com isso? A Transportes Barra quis abraçar a Zona Oeste com as pernas, deixou a qualidade do serviço cair bastante, a manutenção desandar e linhas inoperantes. Tudo isso pela ganância do Grupo Redentor e pela má distribuição de linhas feita pela Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Transportes.

ABAIXO O MAPA COM AS REGIÕES DE ATUAÇÃO DA TRANSPORTES BARRA

756 - Santa Cruz x Coelho Neto

379 Catiri x Tiradentes 
394 Vila Kennedy x Tiradentes
739 Bangu x Sulacap
794 Bangu x Cascadura
801 Bangu x Taquara
811 Bangu x Presídio
812 Bangu x Carobinha
933 Catiri x Fundão

790 - Campo Grande x Cascadura
731 - Campo Grande x Marechal
936 Campo Grande x Fundão
17 - Campo Grande x Santa Cruz (BRT)

389 Vila Aliança x Candelária
395 Coqueiros x Tiradente
746 Jabour x Cascadura
803 Senador Camará x Taquara
926 Senador Camará x Penha


367 Realengo x Praça XV
383 Realengo x Praça da República
741 Barata x Bangu
743 Barata x Bangu 
744 Realengo x Cascadura
755 Realengo x Coelho Neto

752 Jardim Palmares x Coelho Neto


338 Taquara x Candelária (Via L. Vermelha)
341 Taquara x Candelária (Via Grajau)

737 Santíssimo x Marechal

Matéria: Transportes da Zona Oeste

Comentários

  1. É Feital Transportes e Turismo e não Viação Feital. O sentido das linhas é Centro - Bairros nas radiais e bairro mais próximo do Centro para o mais longe. Ex: 391 Tiradentes - Realengo, 746 Cascadura - Bangu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Processo de reestruturação operacional e identidade visual da Auto Viação Palmares

O luxo das linhas executivas no Rio de Janeiro

Expresso Recreio e seu diferenciado serviço prestado aos passageiros